Após a notificação oficial sobre a pandemia declarada pela OMS em 11 de março de 2020, o mundo se deparou com uma realidade jamais prevista. Ao mesmo tempo em que tudo deixa de avançar, como se alguém tivesse colocado o “carro 2020” em ponto morto, algumas coisas começaram a acontecer com a sociedade, fazendo com que ela se transformasse para sempre.

No momento em que o dia a dia das pessoas começou a ser limitado às paredes de suas casas, a internet foi o principal veículo de aproximação, desenvolvimento profissional, estudos e conquistas durante a quarentena. Ela pôde mudar a realidade de milhares de pessoas que precisavam de algum jeito, fazer com que a vida continuasse a andar. Com isso tivemos a oportunidade de observar o crescimento, ainda mais acentuado do que antes, de uma nova era: a era digital.

Com a chegada da pandemia, o acesso à informação se tornou algo muito prático para todos, muito mais do que era antes. O uso das plataformas digitais aumentou consideravelmente durante o período de quarentena e segundo uma pesquisa feita pelo mercado livre, o uso das plataformas digitais para compras no período de um mês teve um aumento de 387%, sendo que na primeira semana essa realidade já tinha crescido 100%.

Isso é muito legal ao mesmo tempo que traz para os profissionais do mundo atual um sinal de alerta. Com o aumento do uso das plataformas e ferramentas digitais, o consumidor transformou sua persona. Ele após quarentena pode procurar as mesmas coisas que procurava antes da pandemia, mas agora, ele quer uma nova experiência. A adaptação do mundo físico para o digital fez com que o consumidor evoluísse. O acesso à informação e pesquisa aumentou muito nos últimos meses e o consumidor brasileiro acompanhou essa transição e se adaptou junto com essa nova realidade.

As compras hoje são realizadas após muita pesquisa, comparação, troca de experiências, e inúmeros outros fatores que poderíamos citar aqui, mas o mais interessante de tudo isso é que mesmo mais informado, o consumidor ainda precisa da experiência do profissional no assunto. Mesmo que o mundo do consumo tenha evoluído e agora encontramos praticamente todo tipo de serviço e produto dentro do nosso bolso ou mochila, a vivência de um profissional do ramo pode transformar tudo.

Da mesma maneira que o consumidor mudou com o aumento do acesso à informação através das plataformas digitais, o profissional também mudou. Não em sua própria concepção, infelizmente, mas para o consumidor ele mudou. Agora o cliente espera encontrar um profissional extremamente capaz, informado, qualificado e preparado para dar a ele a experiência que ele busca.

O cliente agora sai de casa com vários “prints” de suas telas de smartphones e vai em busca do produto/serviço anunciado, porém, agora ele quer encontrar as informações que o site ou aplicativo não deu, e ele espera encontrar isso no profissional. Diante dessa realidade, vendedores, por exemplo, deixam de ser vendedores e passam a ser consultores, especialistas naquilo que manuseiam, peritos em suas funções e atribuições. O acesso à informação mesmo que já possível antes da pandemia trouxe uma mudança radical para vida de todos, quem não entender isso e não acompanhar essa mudança, irá ficar para trás e não perceberá que a pandemia não fez dos últimos meses, dias perdidos, mas sim, dias de mudanças e evoluções.

 

Vinícius Rangel
vinicius@4gotravelnetwork.com.br